Comentários.

    Eu gosto de Pumas.

    Foi o carro da minha infância. Foi o meu primeiro carro.

    Porém, se não fosse tudo isso, eu ainda gostaria deles. Acho eles lindos. Gosto da história, do que representaram tecnicamente.

    Quando comecei a pensar na restauração Pumas e carros nacionais saiam do limbo e passavam a ser considerados como itens de colecionador. Peças já eram fabricadas e antigomobilismo entrou na moda.

    O Clube do Puma do Brasil, principalmente na sua parte paranaense começou a catalogar e estuda Pumas. Carros passaram a ser restaurados. Porém, num determinado momento esta primeira etapa parou de evoluir.

    O Rio de Janeiro também tinha um pessoal bem organizado, pessoal que produziu belos carros, apesar de não disponibilizar muita informação.

    Porém, faltava informação. Faltava gente disposta a tratar a história da Puma com o respeito merecido. Podíamos contar nos dedos das mão e talvez dos pés os Pumas antigos em bom estado de restauração. Esta lacuna começou a ser preenchida nestes últimos anos. As listas do Yahoo começaram a confraternizar pessoas, a permitir a troca de informações. Surgiu o encontro nacional.

    Existem dois exemplos disso: o cadastro nacional de Pumas e o blog do Felipe.

    Eu não tenho nada contra tunneiros e suas variações. Penso que a maioria dos carros modificados ficam feios, perdem a alma. Mas muita gente gosta e cada carro tem o seu valor.

    Agora, a marca Puma só terá valor com carros bem restaurados. E atualmente é fácil encontrar belos Pumas. Aquela imagem de carro de boy da periferia, barato e mal cuidado, praticamente desapareceu. E os preços subiram. Ainda bem. Pumas caros são Pumas bem cuidados, valorizados.

    Ainda há muito o que evoluir. Penso que ajudo um pouco com este site, pelo menos em abrir a discussão se tal item ou procedimento é o certo. Mas o principal é que os Clubes estão começando a definir procedimentos, a definir padrões. Com o tempo e os devidos ajustes, a história da Puma será mantida.

    Depois farei nova masturbação mental neste espaço...

    Voltar para Página Principal